Vidro Laminado


O laminado é um vidro de segurança composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina.

Os vidros laminados podem ser fabricados com uma infinidade de cores. Estas variam de acordo com a combinação das cores dos vidros, o número de películas de PVB e as cores dessas películas ou resinas.

Em caso de quebra, os cacos permanecem presos. Com a aplicação do vidro laminado, eventuais ferimentos são evitados. Conforme a necessidade da proteção – segurança de pessoas e/ou de bens patrimoniais – o laminado pode resistir a diferentes níveis de impacto e ataques por vandalismo.

Além de segurança, a laminação confere ao vidro função termoacústica que se dá em função da espessura da camada intermediária (PVB ou resina). Quando produzidos com placas de vidro de controle solar, os vidros laminados tornam-se eficientes para manter o conforto térmico.

Aplicações: O vidro laminado simples é mais utilizado na arquitetura – em divisórias, portas, janelas, clarabóias, vitrines, sacadas, guarda-corpos, fachadas e coberturas.